O escritório Mecanoo divulgou imagens de seu projeto Taichung Green Corridor em Taiwan, um parque linear ao longo de uma extensa linha ferroviária de 1,7 km de comprimento que atravessa o centro da cidade. Outrora um valioso meio de conexão, a ferrovia atualmente age mais como uma barreira devido à sua implantação intrincada ao longo de um dique, impedindo a circulação.
O projeto visa reutilizar a linha férrea para conectar diferentes partes da cidade através de um corredor verde embasado na biodiversidade, ciclismo e caminhada. Durante todo o processo de projeto, o Mecanoo abordou fatores como a regeneração urbana, a participação pública, a preservação histórica e os recursos verdes e hídricos ao longo da orla do rio Green.
Em um esforço para manter o caráter histórico da região, o sistema de circulação do projeto se baseia no padrão de entroncamentos de linhas férreas, ao passo que rotas ramificadas ao longo da linha são uma referência visual à linguagem da infraestrutura ferroviária.
Para se tornar efetivamente um destino para os usuários, o projeto incluirá instalações públicas, como um jardim de hortaliças, equipamentos de ginástica de rua, playgrounds e um parque aquático. O programa proposto é, portanto, projetado para intensificar o uso da área como um ponto nodal para a comunidade local, além de funcionar como uma conexão com o centro de Taichung.
A Mecanoo trabalhou em colaboração com o escritório de paisagismo S.D Atelier e com os arquitetos e planeadores ARIA. Projetado em 2017, o projeto deve ser construído entre 2018 e 2019.
Via: Mecanoo